Quem Somos

Projecto | Filosofia | Noutras Ruas...Outras Milongas! | Membros

O Tango na Rua não é uma escola de dança, nem uma companhia de espectáculos, é um grupo composto por pessoas de diferentes escolas de tango que organiza milongas, ou seja, bailes de tango, de entrada livre e gratuita com o objectivo de dinamizar e divulgar o Tango Argentino em Lisboa.

As milongas fazem parte do “baile social”, não do “tango show” que estamos habituados a ver nos filmes, nos concursos televisivos ou nos espectáculos realizados em grandes recintos. Mas é natural que as nossas milongas passem por espectáculos para quem passa perto na rua e nos observa…

Numa milonga TnR faz-se o mesmo que em qualquer outra milonga: dança-se tango, trocam-se olhares e pequenas conversas, usufrui-se da música e da beleza do baile…

A entrada é livre, o que significa que qualquer pessoa se pode juntar mas o tango argentino tem regras de pista que não são de manejo fácil para leigos. Por exemplo, ao contrário da Salsa, onde se dança mais ou menos no mesmo sítio, no tango dança-se ao redor da pista e no sentido contrário aos ponteiros do relógio. Desejavelmente não se pára bruscamente a meio da pista, não se ultrapassa o par da frente sob pena de se estragar a “ronda”. É aconselhável saber alguma coisa para não andar aos encontrões e destabilizar a milonga.

Acreditamos que as pessoas se apercebem disso porque quem aparece e não sabe dançar fica a ver, a conversar e a beber uns copos. Algumas entusiasmam-se e acabam por ir aprender tango numa das várias escolas de Lisboa e depois sim, vêm às milongas do TnR para dançar. Aliás, já temos alguns “filhos” nascidos no TnR.

Ler mais